FANDOM

A sociedade passou a enfrentar diversos desafios com a popularização da tecnologia pessoal. Alguns desses dispositivos se tornaram fundamentais na rotina do cidadão moderno. O grande volume de acessórios, peças de reposição e itens danificados sendo descartados trouxe o problema do lixo eletrônico para a pauta dos ambientalistas.

Reciclar é preciso, mas o que podemos fazer com os derivados de produtos eletrônicos que precisam ser jogados fora? Separamos algumas ideias pra você dar uma utilidade para seu lixo eletrônico e, de quebra, ajudar a natureza.

1. Luminárias

Caixas de CD velhas e até mesmo teclados podem ser ótimas para criar luminárias. Deixe a imaginação falar mais alto e certamente você criará algo interessante. Veja algumas ideias:

Lumi 1

2. Porta copos, porta retratos

Ainda usando as caixas de CD e disquetes, você pode fazer alguns desenhos bonitos e transformá-las em porta copos ou porta retrato. Você também pode usar disquetes coloridos de 3/4 para o suporte dos copos.

2

3. Quadros

Quadros são uma ótima pedida pra trazer cor ou alegria para um ambiente. Os quadros abaixo foram feitos com disquetes de 3/4 e caixas de CD.

3

4. Aquários e casinha para gato

Pensou que aquele monitor de tubo, feito de plástico bege nunca teria utilidade depois da invenção das telas de LCD e LED? Bem, você estava enganado.

4

5. Vasos

Não importa o tamanho da sua planta, sempre haverá um dispositivo eletrônico que pode ser reaproveitado em formato de vaso. Caixas de CD e monitores são os mais comuns. Mas se você quiser colocar uma plantinha pra decorar sua mesa, os disquetes conferem uma elegância única ao ambiente.

5

6. Porta lápis e agendas

Disquetes de 3/4 e teclados também são ótimos para fazer capas legais para agendas. Além disso, você pode juntar cinco deles e montar um porta lápis bem bacana. Se precisar de um bloco maior, basta procurar pelos disquetes de 5 polegadas.

6
7. Decoração de móveis

As placas velhas de computadores podem servir para dar aquele destaque nos seus móveis. Mesas de centro e sofás recebem muito bem esses itens como adereços. Disquetes como decoração abaixo de uma mesa de vidro também pode ficar legal! E que tal imãs para enfeitar seu mural ou sua geladeira de teclas?

7

8. Arte

Muitos produtos eletrônicos rendem ótimas obras de arte. Mas o campeão disparado nesse quesito é a famosa dupla: mouse e teclado.

8

9. Pilhas e baterias de celulares

Esse tipo de material possui resíduos químicos que podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Por isso é importante descartá-los da forma correta. Procure postos de coleta na sua região. Alguns supermercados, agências bancárias e farmácias já oferecem caixas de coleta. Em geral, esse material é devolvido para a indústria que o fabricou cuidar de seu reaproveitamento.

Hoje em dia podemos adaptar o que não usamos para que itens não se transformem em lixo e sim em utilidade. Que tal ter um tempinho para reutilizar o seu lixo eletrônico de forma simples e moderna?

9

Também no FANDOM

Wiki aleatória