FANDOM

Não há como evitar: computadores, assim como nós, envelhecem. Novas tecnologias estão sempre sendo desenvolvidas e, por isso, é uma questão de tempo para que a sua máquina deixe de ser compatível com os programas mais avançados.

Entretanto, isso não significa que os computadores devam ser jogados no lixo. Separamos aqui algumas dicas para você reaproveitar sua máquina antiga, o que pode lhe render bons momentos de diversão, evitar a produção de lixo desnecessária e ainda ajudar a outras pessoas.

1. Aposte nos jogos antigos Para os games de última geração, é preciso ter um computador recente, com uma boa placa de vídeo, um bom processador, dentre outras peças avançadas – e caras. Entretanto, um computador mais “velhinho” pode dar conta de diversos games mais antigos, com menos recursos gráficos, mas que já fizeram a alegria de muita gente.

Você pode buscar por jogos antigos de PC ou mesmo instalar emuladores para jogos de videogame um pouco ultrapassados, como Atari, Master System e Super Nintendo. Há diversos jogos clássicos fabricados há muitos anos e que ainda hoje são considerados alguns dos melhores games da história. Não é preciso nem dizer que uma tarde jogando Sonic, Super Mario ou Alex Kidd pode ser inesquecível.

Você ainda pode utilizar o computador antigo, junto ao seu atual, para jogar com sua família ou amigos games multijogadores. Pesquise na internet sites gratuitos com jogos para mais de um jogador e convide pessoas para se divertir com você.

Snes

2. Aprenda sobre softwares livres

Que tal utilizar o seu PC antigo para aprender a utilizar softwares livres? Você pode começar instalando um sistema operacional gratuito e aberto, com base Linux. Em seguida, você pode passar para programas livres, como o GNUzillla para navegar na internet; o OpenOffice para editar textos e criar planilhas; ou o GIMP para edição de imagens e criação.

Softwares livres são gratuitos, incentivam desenvolvedores independentes e organizações sem fins lucrativos, e ainda são um bom estímulo para que você aprenda, pelo menos um pouco, sobre como funcionam o sistema do seu computador e os programas que você instala. Quem sabe você não se interessa, começa a aprender programação e se torna também um desenvolvedor? 

Yeah
3. Faça uma doação

Se você tem condições de comprar um computador novo, talvez seja uma ótima ideia doar a sua máquina antiga para quem necessita. Olhe ao redor e perceba que não vão faltar pessoas que podem fazer bom proveito da sua máquina: instituições de caridade; escolas, creches e asilos; centros de computação comunitários; organizações sem fins lucrativos; dentre vários outros.

Uma outra sugestão é doar o seu computador a um parente idoso que não tenha uma máquina. Pode ser uma ótima oportunidade para que ele se alfabetize digitalmente e um excelente motivo para você passar mais tempo com ele ensinando-o a navegar na internet.

Também no FANDOM

Wiki aleatória